web-radio-2

Em parceria com associação, alunos da escola Padre Lux criam web rádio

Objetivo é levar informação, entretenimento e cultura à escola e à comunidade

De março a novembro deste ano, cerca de 15 alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Padre Lux, do bairro Azambuja, tiveram a oportunidade de aprender algumas noções básicas de jornalismo. Com recursos do FIA e CMDCA  por meio do curso Edu Jornalismo, promovido pela Associação Brusquense dos Profissionais de Comunicação (ABPC), eles entraram em contato com diferentes tipos de mídias. Entre elas, a rádio.

A partir desse contato, os estudantes e os professores do curso tiveram a ideia de criar uma web rádio da escola. O projeto saiu do papel e, hoje às 19h, eles inauguram a Web Rádio Estudantil Padre Lux.

Inicialmente, segundo o presidente da ABPC e um dos professores do curso, Adriano Machado, quatro alunos serão os responsáveis pela rádio, que funcionará 24 horas por dia. O objetivo, afirma Machado, é levar informação, entretenimento e cultura ao colégio e à comunidade.

“Como eles conheceram a prática e a teoria durante o curso, eles disseram que tinham vontade de montar a rádio. A gente fez o estúdio com recursos da própria escola, da associação e também dos alunos”, conta o professor.

Além de música, a rádio também contará com entrevistas e programas específicos. Os alunos e a comunidade terão acesso ao link por meio de divulgação na escola. De acordo com Machado, também foi desenvolvido um aplicativo para que os ouvintes peçam músicas e mandem recados.

Profissionais

Para Machado, o curso e a rádio são duas formas de aproximar os estudantes do jornalismo e também de estimulá-los a produzir conteúdo.
“Com esse contato os alunos podem acabar gostando do jornalismo e também de outras áreas, como publicidade e propaganda. Eles vão conhecendo e vão acabar optando na hora de fazer faculdade”, diz.

Assim como Machado, o assessor da Padre Lux, Marcelo Amorim, também valoriza a oportunidade dos alunos de se aproximarem do jornalismo por meio da web rádio.

“É muito importante, porque eles estão bem empolgados e abre uma porta para eles no mercado de trabalho e até na escolha para a profissão”, diz.web-radio-1municipio web-radio-2

Fonte Jornal Município Dia a Dia. (Jornalista Juliana Eichwald)

Comentários no Facebook